Vamos passear no Parque?
Vir para Campos do Jordão e não conhecer o Horto Florestal é como deixar de lado a última bolacha do pacote. Acredite, esse passeio pelo Parque é imperdível!
Rodeado por Araucárias e muitas outras árvores e flores que preenchem os lindos bosques e canteiros, o Horto Florestal é o lugar ideal para um mix de diversão, tranquilidade e muito lazer para toda a família.
Confira aqui 6 dicas do que fazer dentro do Parque Estadual da cidade.
- Diversão para todas as idades.
Pouco depois da entrada já é possível ver ao seu lado direito o rio passando e sinalizando o primeiro ponto de diversão do Parque: a Ponte. Trata-se de uma ponte pênsil, onde todo mundo adora se equilibrar e atravessar de uma ponta a outra e, principalmente, tirar fotos inusitadas.
- Refrescante ou congelante?
O segundo ponto de parada obrigatória é a Fonte da Juventude com uma Ducha de água cristalina, potável e… GELADA! No verão é uma delícia, principalmente para a pausa dos esportistas, mas no inverno já vira uma aventura entrar na ducha.
E pertinho da Ducha tem um poço com argolas estrategicamente posicionadas, para que as pessoas cruzem de um lado a outro. Ali o desafio é atravessar sem cair e, se cair, esteja preparado para cair numa água geladinha.
- A criançada vai amar!
Pode levar a criançada para ver o lago de carpas. Os pequenos adoram! Mas é importante lembrar que é proibido alimentar os peixes, assim como é proibido alimentar qualquer outro animal do Parque Estadual.
Andando um pouco mais pelo Horto, as crianças localizam rápido o parquinho com escorregadores, balanços em formato de cavalo, casinha de obstáculos e pode apostar que elas vão querer ficar bastante tempo ali.
- Para mountain-bike e caminhadas.
Chegamos à dica com a opção mais explorada no Parque: as trilhas.
No Parque todo tem espaço de sobra para aproveitar a natureza, fazer trekking, boas esticadas de mountain-bike e caminhadas leves. Listamos aqui as 6 principais trilhas e seus níveis de dificuldade:
Trilha Monteiro Lobato:
Trilha pequena e fácil, é ótima para as crianças. Ela beira o Riacho das Trutas e tem várias esculturas infantis que fazem referências às obras de Monteiro Lobato.
Distância: 250m
Dificuldade: Baixa
Trilha Quatro Pontes:
Igualmente fácil como a Trilha Monteiro Lobato, a Quatro Pontes tem um toque de aventura para a criançada, com exatamente 4 pontes, entre elas 2 pênseis, uma delas é aquela mesma do início deste post.
Distância: 1000 m
Dificuldade: Baixa
Trilha Cachoeira:
Essa trilha é a queridinha dos visitantes. Principalmente porque no final da caminhada, todos podem contemplar a Cachoeira da Gargalhada.
Distância: 4700 m
Dificuldade: Baixa
Rio Sapucaí – Cânions:
Trilha um pouco mais difícil e deve ser feita na companhia de um guia. A paisagem é um espetáculo a parte, com muitas Araucárias centenárias e a vista das corredeiras do Rio Sapucaí Guaçu.
Distância: 2600 m
Dificuldade: Média
Celestina:
Trilha que percorre a mata chegando a 1.900 metros de altitude, e levando os turistas para um ponto com vista panorâmica.
Quem faz esta trilha pode ter a sorte de encontrar animais e seus rastros, como o rastro da onça suçuarana.
Distância: 8500 m
Dificuldade: Alta
Campos:
Essa trilha acompanha o vale do Rio do Meio e tem um composto de mata mais conservada e uma área de campo e reflorestamento.
Distância: 3000 m
Dificuldade: Média
- Sem estresse!
Quer curtir o dia com a família e amigos sem se preocupar? As opções de caminhadas, trilhas, arborismo entre outras atividades, que podem ser feitas com guias da Zoom Aventura, empresa que trabalha com todas estas atividades ao ar livre propiciando bons momentos com segurança e equipamentos adequados.
- Mais opções…
Sim, tem mais opções de lazer no Parque, tais como a visita aos Bosques, Orquidário, Viveiro de Mudas, Capela, Lago das Carpas, Centro de Exposições, Loja de Artesanato e Doces para uma parada pra um lanche, para quem tiver mais fome, a parada obrigatória é no Restaurante Dona Chicca, para saborear uma deliciosa truta!
Hummm, não poderia haver maneira melhor para finalizar um passeio!
E ai, se animou para conhecer o Horto Florestal? Claro, né!
Por isso que colocamos aqui o endereço para vocês chegarem rapidinho lá…
O Parque fica a 13 quilômetros do centrinho turístico, Capivari. O acesso é pela Av. Pedro Paulo.
Informações: (12) 3663-3762 | 3663-1977 | 3663-3804
E lembre-se: com cuidados básicos você aproveita o passeio, curte a natureza e volta renovado para a casa!
Bom passeio!
Foto: Manuel Almeida Jr.